Area do Cliente

Manutenção de Instrumentos de Medição

Manutenção de Instrumentos de Medição

Manutenção de Instrumentos de Medição é uma correção realizada em um determinado equipamento a fim de garantir que ele opere dentro das características especificadas pelo fabricante, nos mesmos padrões em que foi projetado. Falando especificamente de instrumentos que são utilizados para garantir a qualidade final de um produto, a Manutenção de Instrumentos de Medição é tão importante quanto a Calibração de Instrumentos de Medição. A Intermetro executa dois tipos de manutenção: Corretiva e Preventiva.

Manutenção Corretiva

A Manutenção Corretiva de Instrumentos de Medição visa restaurar as características originais de um equipamento conforme especificado pelo fabricante. Realizamos a manutenção corretiva quando há ocorrência de falha, ou seja, quando o instrumento apresenta comprometimento de suas características técnicas originais ocasionando mal funcionamento. É uma atividade técnica responsável pela correção da falha identificada desde um simples instrumento até uma instalação complexa. Essas falhas podem se dar devido a vários fatores tais como:

Queda

Desgaste Natural

TRANSIENTE NA REDE ELÉTRICA

VAZAMENTO DE BATERIAS

CAPACIDADE DE MEDIÇÃO ULTRAPASSADA

VIBRAÇÕES EXCESSIVAS E FOLGAS

ATRITOS

CORROSÃO INTERNA DE PLACA

Sempre após uma Manutenção Corretiva deve ser realizada uma nova Calibração, devido à alteração de suas características técnicas como sensibilidade de componentes eletrônicos e/ou mecânicos, acoplamentos, etc. A realização de uma nova Calibração é prevista no VIM – Vocabulário Internacional de Metrologia, expedido pelo INMETRO. Nos casos onde o valor da Manutenção Corretiva fica abaixo de 50% do valor de uma unidade nova, a Manutenção Corretiva é vantajosa e considerada uma melhor estratégia de investimento.